Dia do Comerciante: lojistas se reinventam na crise

Banco do Brasil amplia limite de crédito para pequenas empresas em R$ 1,24 bi
13 de julho de 2020
Golpe do boleto falso faz vítimas; veja como se prevenir
20 de julho de 2020

Voltar

ECONOMIA

Para empresários de Ribeirão Preto, muitas dificuldades foram transformadas em inovações que vieram para ficar

Júlia Fernandes | ACidadeON/Ribeirao


Entrega dos produtos pode ser cia drive-thru (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

A pandemia do novo coronavírus trouxe incertezas e diversas mudanças para a maioria da população, mas também abriu a cabeça de muitos empresários, promovendo – de forma definitiva – a internet como uma das mais importantes ferramentas de vendas.  

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (16), data em que se comemora o Dia do Comerciante em todo o Brasil, ACidade ON procurou alguns empresários de Ribeirão Preto e questionou as novas táticas de empreendedorismo adotadas por eles nesses quatro meses de portas fechadas. As mais faladas são a aproximação virtual e o fortalecimento da geração de conteúdo on-line. 

Giovanna Cais, proprietária de duas lojas físicas de bijuterias, diz que os desafios lançados pela covid-19 foram um baque no início. Hoje em dia, acredita que alguns formatos deram tão certo que serão carregados quando tudo voltar ao normal.  

“Sem dúvidas este é um período de adaptação, mas também tem as partes boas. Estou tentando me reinventar e alimentar com mais frequências o Instagram e o site, além de apostar no contato pós-venda para fidelizar o cliente. Isso tem dado bastante resultado”, afirma.    

 
Já no ramo dos sapatos, Beatriz Leme, gerente da Sapashow, localizada na região Central, conta que os sistemas delivery e drive-thru, autorizados pela prefeitura, fizeram toda a diferença para o fortalecimento dos negócios.  

Enquanto alguns comerciantes não resistiram aos desafios da pandemia, a maioria conseguiu adaptar as formas mais convencionais de atendimento para o novo modelo de vendas.  

“Por aqui, vejo que muitos lojistas estão acreditando nesses tipos de entrega e se renovando para fazer dar certo. Esse é o nosso caso: estamos agregando e fazendo de tudo para continuar mantendo as metas de vendas e o nome da loja”, finaliza a gerente. 

Nova forma

Sobre os sistema drive-thru, liberado em todas as regiões de Ribeirão Preto, o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) comemorou no início da semana o aumento de consumidores adotando a modalidade 

Em nota, a entidade diz que o movimento do drive-thru montado em frente ao Theatro Pedro II, no Centro, cresceu nos últimos 40 dias, com aumento de 10 para até 25 passagens de veículos todos os dias na esplanada.  

“Entre as medidas, a prefeitura decidiu endurecer a fiscalização contra o take out (quando as pessoas vão até a porta da loja para pegar uma mercadoria). Desta forma, os lojista começaram a enxergar o sistema drive-thru como uma opção muito interessante”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp.    

Aplicativo 

As lojas do comércio e os consumidores de Ribeirão Preto também têm a opção de realizar compras através de um novo aplicativo, o Varejo+. Ele está disponível para download gratuito na Google Play (Play Store / Android) ou na App Store (IOS / Apple) desde o dia 8 de julho. 

Para os consumidores o cadastro também é gratuito. Para os lojistas, a plataforma começou a operar oferecendo três meses de uso gratuito. Para mais informações: (16) 3625.6924 / (16) 99963.3105 WhatsApp. A ferramenta foi desenvolvida pela CDL e pelo Sincovarp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *