Paulo César Garcia Lopes fez parte da missão do Sebrae-SP à NRF: Retail’s Big Show, em Nova Iorque; evento é referência e apresenta as principais tendências do varejo
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (SINCOVARP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL), Paulo César Garcia Lopes, participou, de 10 a 17 de janeiro, da missão do Sebrae-SP à NRF: Retail’s Big Show – considerada o maior feira do setor no mundo – realizada anualmente em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Lopes fez parte do grupo formado por 40 empresários do estado de São Paulo. Estiveram também no evento o superintendente da CDL Ribeirão Preto, André Rezende, o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, o diretor-técnico Ivan Hussni e o gerente Alexandre Robazza, além do coordenador da Missão do Sebrae-SP à NRF, Edgard Neto. A Feira é referência mundial e apresenta as principais tendências do varejo. Na ocasião, o grupo acompanhou as novidades e como elas podem ser aplicadas em pequenos negócios.
Além da visita à Feira, os integrantes assistiram a palestras e fizeram visitas técnicas a empresas de sucesso no varejo americano. Lojas conceito da Nike, Sansung, Starbuks, Amazon, Trader Joe’s e The Vitamin Shoppe estiveram na agenda.
Segundo Lopes, a tecnologia continua sendo o principal destaque da NRF. “Nos últimos anos, a inovação atraiu todos os olhares dos visitantes. Desta vez não foi diferente, mas com outro foco: usar a tecnologia aliada ao grande trunfo do “atendimento antigo”, o de chamar o cliente pelo nome. O reconhecer o consumidor é um diferencial e pode ser o grande aliado do empresário e de sua equipe com o uso de Big Data (análise de dados), para que ele entre no estabelecimento, veja os produtos e até realize compras ”, explica.
“A questão da loja física x loja virtual também é pauta de estudos, afinal os meios digitais influenciam cada vez mais nas vendas, pois pela internet o cliente pesquisa preço e informações dos produtos. Mesmo com o crescimento do e-commerce, a loja física continua forte, pois não somente vende artigos, mas proporciona uma experiência de compra ao usuário que pode ser inesquecível e assim fortalece a marca”, aponta Lopes.
De acordo com Lopes, o varejo americano constrói novos modelos de negócios, entre eles está o pick up. “Com a tendência, o cliente faz a compra no site e a retira na loja. A novidade proporciona ao consumidor o recebimento do produto em um período mais rápido, além de eliminar alguns custos e, ainda, gera oportunidade de crescimento de vendas. Quando os clientes vão buscar a compra na loja, mais de 39% acabam adquirindo outro artigo”, exemplifica.
“Nos desafios para o varejo em 2020 e para os próximos anos, estão o uso intenso de dados e suas análises, a integração dos canais (loja física, on-line e ferramentas digitais), a inteligência artificial, a internet das coisas e a experiência do usuário como um todo e a tecnologia”, aponta Lopes.
Experiência transmitida aos filiados – Depois da vivência em Nova Iorque, Lopes dividirá com os filiados ao SINCOVARP e à CDL os ensinamentos e as inovações vistas durante a Feira. “Visitamos todo o evento e as lojas conceito, além de passarmos por imersão e aprendizado com os CEOs das grandes companhias. Foi uma oportunidade de conhecermos as principais novidades para que elas sejam customizadas à nossa maneira e aplicadas nas lojas do comércio de Ribeirão Preto e região. Muitas vezes o empresário acredita que é caro o investimento em tecnologia, mas existem opções para todos os orçamentos. O importante é planejar o atendimento. Em breve, faremos encontros com os nossos associados para compartilharmos juntos tantas ideias e estudos, finaliza.
NRF: Retail’s Big Show – acontece desde 1911 e reúne as mais importantes cabeças pensantes do varejo mundial. A feira de 2020 teve mais 40 mil participantes, de 99 países. Com o tema ‘Visão 2020’, abordou o que pode ser o setor este ano e no futuro.