SINCOVARP apoia o desenvolvimento de ferramenta que irá monitorar a implantação de medidas de transparência na Câmara Municipal

Proporção de empresários do varejo que consideram seus estoques adequados subiu pelo segundo mês consecutivo em junho
21 de junho de 2017
Setor de serviços paulista cria 12.891 empregos em abril
22 de junho de 2017

Site ‘Transparenciômetro’ será lançado dia 26 de junho (segunda-feira), às 8h, na Acirp; objetivo do projeto é engajar a sociedade a acompanhar as ações do legislativo

Segunda-feira (26/6), às 8 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – Acirp (rua Visconde de Inhaúma, 489, no Centro),  o Observatório Social de Ribeirão Preto (OBSRP) lançará o site “Transparenciômetro” (www.transparenciometro.com.br), ferramenta pela qual o cidadão poderá acompanhar ações de transparência realizadas pela Câmara Municipal, verificadas e encaminhadas pela CPT – Comissão Permanente de Transparência. O projeto tem apoio institucional do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (SINCOVARP), da Acirp, da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP), da Amarribo Brasil (Organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil no combate à corrupção), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon) e apoio técnico do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região (SICORP) e PSAGiBrazil – (Grupo de Estudos em Contabilidade Pública e Governança da FEA-USP/RP)

O objetivo é engajar a sociedade a integrar essa mudança juntamente com a Câmara e, com isso, superar os acontecimentos do último ano.  O esforço conjunto da sociedade civil ribeirão-pretana também visa o fortalecimento dos princípios de transparência, participação cidadã, inovação, prestação de contas e responsabilização conforme preconiza as diretrizes do programa Governo Aberto – Open Government Partnership (OGP), que é uma iniciativa internacional composta por 70 países e da qual o Brasil é membro-fundador.

Como funcionará o Transparenciômetro?

É importante destacar que o “Transparenciômetro” é simplesmente uma ferramenta desenvolvida pela sociedade civil organizada, cujas informações serão alimentadas por meio das atas geradas pela Comissão Permanente de Transparência (CPT), para acompanhar o que está sendo feito pela Câmara de Ribeirão Preto em termos de transparência.

O cidadão poderá acompanhar pelo site do “Transparenciômetro” a implantação das ações por meio de indicadores de cores. Se estiver vermelho, significa que a atividade já deveria estar implementada, mas ainda não foi concluída. Se estiver amarelo, quer dizer que está em fase de implantação e, se estiver verde, é porque já foi desenvolvida com êxito e devidamente confirmada pela Comissão Técnica, formada pelo SICORP, PSAGiBrazil.

Levantamento das ações que constarão no Transparenciômetro

O SICORP e PSAGiBrazil apoiarão tecnicamente o OBSRP a conferir a implementação das ações apresentadas pela Comissão Permanente de Transparência. Há ainda um conjunto de outras atividades que farão parte de uma segunda fase de implantação, pois deverão ter seu conteúdo aprofundado. Outras poderão ser elencadas posteriormente. As ações serão detalhadas no lançamento do site, dia 26.

Serviço 

Lançamento do site Transparenciômetro

Data: 26/06/2017 (segunda-feira)

Horário: 8 horas

Local: Acirp – rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Aberto ao público 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *