Entidades unem forças e criam Comitê de Acompanhamento às obras de mobilidade e de restauro da Av. 9 de Julho
Articulada por SINCOVARP e CDL RP, a iniciativa já conta com a participação de SincomerciáriosRP, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Casa do Contabilista, Núcleo Postos Ribeirão Preto e Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, e deve crescer ainda mais
Foi criado nesta sexta-feira (26), em Ribeirão Preto, um Comitê de Acompanhamento às obras de mobilidade e de restauro e revitalização da Av. 9 de Julho. A iniciativa é do SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e da CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, junto com Sincomerciários RP – Sindicato dos Empregados do Comércio, SHRBS – Sindicato de Hotéis, Bares Restaurantes e Similares, Casa do Contabilista, Núcleo Postos Ribeirão Preto, Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e Shopping Santa Úrsula.
O objetivo é unir forças para um acompanhamento criterioso e colaborativo; monitorar o andamento das obras e seus desdobramentos; apurar informações oficiais, úteis e corretas para divulgação junto às bases de representação das entidades e à população, com o máximo de antecedência possível; captar demandas dos empresários e, como interlocutor, o comitê transformá-las em sugestões/reivindicações junto ao poder público; e ainda colaborar para a gestão e minimização de impactos e prejuízos.
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, não apenas os lojistas serão impactados, mas também outros setores da economia relacionados ao Varejo. Nossa visão é sistêmica e enxergamos o Comércio amplificado, com suas ramificações e conexões junto à cadeia produtiva. Um setor completa e alavanca o outro fazendo a roda da economia girar. Mais do que apontar problemas, vamos colaborar com as soluções, com equilíbrio e bom senso, e ajudar a conciliar as necessidades de todas as partes envolvidas”, diz.
A primeira medida já protocolada junto ao gabinete do Prefeito Duarte Nogueira, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transerp, é a solicitação de uma reunião ampla para uma melhor explicação e entendimento do cronograma de obras divulgado na noite desta quinta-feira (25), e eventuais esclarecimentos de dúvidas. E, também, uma solicitação de divulgação do cronograma das obras de restauro e revitalização da Av. 9 de Julho.
Plano de Ação surtiu efeito
Ontem, quinta-feira (25), a Prefeitura divulgou o cronograma detalhado das obras de mobilidade no centro, elaborado pela construtora DGB. O planejamento contempla as medidas sugeridas no Plano de Ação apresentado por SINCOVARP, CDL RP e Sincomerciários RP, em 27 de abril de 2023, ao executivo. Destaque para a proposta de facilitação do acesso dos consumidores às lojas localizadas nos trechos impactados pelas intervenções, tanto em dias comuns quanto nas datas sazonais do Comércio Varejista: Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança, Black Friday e Natal. O calendário sugerido pelas duas entidades foi a base para as definições no cronograma oficial.
“Essa união de forças é sempre muito importante. Outras entidades estão sendo convidadas a colaborar com o Comitê de Acompanhamento para que ele seja ainda mais forte e representativo. Quanto mais instituições participando, mais reduziremos impactos e vamos conseguir informar corretamente e com agilidade, no sentido de apoiar os empresários e suas tomadas de decisão, entre eles nossos valorosos lojistas”, finaliza.
Canal Exclusivo
SINCOVARP e CDL RP também acabaram de criar um Canal de Atendimento exclusivo para auxiliar empresários do centro, Av. 9 de Julho, Boulevard e Vila Seixas, durante as obras. Essa ferramenta de apoio vai auxiliar diretamente o Comitê de Acompanhamento. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (16) 3625.6924 e (16) 99963.3105 (WhatsApp), pelos diversos grupos de WhatsApp das entidades ou de forma presencial à Rua Lafaiete, 394, no centro, sempre de segunda à sexta, das 8h às 18h.