Nota à imprensa
Na tarde da última sexta-feira (19), seis integrantes do Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, este formado por 23 entidades/movimentos de classe, empresariais e setoriais, e mais de 80 empreendedores e moradores impactados, participaram da reunião de apresentação do novo cronograma das obras de implantação de corredores de ônibus, revitalização e restauro da Av. Nove de Julho e de implantação de galerias pluviais no centro. O encontro aconteceu no Salão Nobre da nova sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, com a presença do Prefeito Duarte Nogueira, sua equipe e representantes da Construtora ERA Técnica.
Na ocasião, o Comitê de Acompanhamento, criado e liderado por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas) e SINCOMERCIÁRIOS RP (Sindicato dos Empregados do Comércio), entregou ao prefeito, versão atualizada do Plano de Ação que desenvolveu medidas/sugestões para minimizar prejuízos aos empreendedores das regiões impactadas pelas obras de mobilidade.
O Plano de Ação reforçou medidas já apresentadas (grande parte acolhidas) em fevereiro e acrescentou novas sugestões considerando a realidade de hoje.
Destacamos quatro delas:
- Priorizar e concentrar esforços na conclusão da Av. Nove de Julho, via que mais foi prejudicada pela paralisação das obras.
- Manter os cruzamentos da Av. Nove de Julho com as ruas Marcondes Salgado e São José, liberados pelo tempo que for possível, realizando os bloqueios apenas quando for realmente necessário. Esse fluxo liberado tem ajudado muito os comerciantes da Av. Nove de Julho.
- Manter o bolsão de estacionamento (desenvolvido pelo Comitê e implantado pela RP Mobi) e o máximo possível de vagas de Área Azul, permitindo, também, que os trechos de acesso local também sejam utilizados como bolsão. O Comitê também criou e sugeriu um protocolo de ação para os futuros trechos interditados.
- Interromper ou flexibilizar as obras nos dias estratégicos para vendas nas datas sazonais do calendário varejista, conforme cronograma abaixo:
- Dia das Mães (domingo, 12/5): interrupção no sábado (4/5), o dia todo; na sexta-feira (10/5), após às 12h; e no sábado (11/5), o dia todo.
- Dia dos Namorados (quarta-feira, 12/6): interrupção no sábado (8/6), o dia todo; e na quarta-feira (12/6), o dia todo.
- Dia dos Pais (domingo, 11/8): interrupção na sexta (9/8), a partir das 12h; e no sábado (10/8), o dia todo.
- Dia das Crianças (sábado, 12/10): interrupção no sábado (5/10), o dia todo; na sexta (11/10), a partir das 12h; no sábado (12/10), o dia todo.
- Black Friday (sexta-feira, 29/11): interrupção na própria sexta-feira (29/11), o dia todo.
- Natal (terça, 24/12, sendo que o início do horário especial estendido será em 2/12): interrupção total das obras de 2/12 (segunda-feira) a 24/12 (terça-feira).
(MEDIDA ACOLHIDA PELA PREFEITURA E PELA CONSTRUTORA).
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, entidades que representam oficialmente o Comércio Varejista, “Percebemos grande vontade da Prefeitura e da Construtora ERA Técnica em acelerar as obras daqui para frente e recuperar o tempo perdido. Não há mais espaço para atrasos e paralizações como ocorreram anteriormente, fato que prejudicou muito os empreendedores de Comércio e Serviços na região da Av. Nove de Julho. Estamos olhando para frente, mas sempre de forma atenta e com acompanhamento próximo. Por meio dessa ampla União de Forças da Sociedade Civil Organizada, de 23 entidades e movimentos representativos importantes, nosso Comitê continuará exercendo o papel de principal interlocutor entre os empreendedores impactados e o poder público”, diz.
De acordo com André Rezende, coordenador do Comitê de Acompanhamento, com o reinício das obras também serão retomadas as visitas regulares do grupo, ao canteiro. “Vamos intensificar o trabalho colaborativo feito por toda nossa rede de empreendedores e moradores que diariamente vão aos canteiros das obras de mobilidade, fazem registros em fotos e vídeos e buscam informações sobre o andamento das intervenções. Também aprimoramos nossos canais de comunicação para a divulgação de informações estratégicas, o mais antecipadamente possível. Vamos continuar fazendo o que estiver ao nosso alcance para melhorar o acesso dos consumidores às lojas e minimizar prejuízos ao Comércio Varejista!”, afirma.
Importante lembrar que SINCOVARP e CDL continuam disponibilizando um Canal de Informações Exclusivo sobre as Obras de Mobilidade, pelo (16) 99963.3105 (também WhastApp) ou pelo (16) 3625.6924, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Ou pessoalmente à Rua Lafaiete, 394, centro.